Fale conosco no WhatsApp

Qual a previsão da taxa de juros 2023?

A previsão da Selic 2023, de acordo com a reunião do Copom feita no início de janeiro, é de 12,25% ao ano. 

 

Além disso, já existe previsão para 2024 – a taxa prevista é de 9,25% – e para 2025, com taxa de 8% ao ano. 

 

A cada reunião do Copom o valor pode ser modificado, mas essa previsão do ano já é uma média e ajuda na hora planejar investir ou adquirir crédito.  

 

Onde investir com taxa de juros alta?

 

Considerando a previsão da taxa de juros 2023 girando em torno de 12,25% ao ano, é interessante investir em opções cuja rentabilidade seja atrelada a essa taxa. 

 

Já explicamos aqui no blog que este ano tende a ser o ano da renda fixa, justamente por causa dessa taxa considerada alta.  

 

Algumas opções interessantes de renda fixa podem ser: 

 

• Tesouro Selic 2026: negociado pelo Tesouro Direto, oferece rentabilidade Taxa Selic + 0,0990% ao ano. Ideal para objetivos de curto prazo e reserva de emergência.   

• Tesouro Selic 2029: negociado pelo Tesouro Direto, oferece rentabilidade Taxa Selic + 0,1748% ao ano. Também é ideal para objetivos de curto prazo e reserva de emergência.  

• Tesouro Prefixado 2026: negociado pelo Tesouro Direto, o ativo oferece rentabilidade de 12,55% ao ano. Ideal para objetivos de médio prazo.  

• Tesouro Prefixado 2033 com juros semestrais: negociado pelo Tesouro Direto, o ativo oferece rentabilidade de 12,62% ao ano. Ideal para objetivos de longo prazo. 

• CDB (Certificado de Depósito Bancário): negociado pelas plataformas online de bancos e corretoras, escolha ativos que remuneram pelo menos 100% da taxa DI. Esse investimento é ideal para reserva de emergência e objetivos de curto prazo.  

 

Vale lembrar que todas as opções de ativos de renda fixa mencionadas no post não são recomendações da Serasa. É importante estudá-las com cautela, verificando riscos e oportunidades, além de eventuais descontos (como impostos e taxas de corretagem). 

 

Como escolher o melhor financiamento ou empréstimo com a previsão da taxa de juros 2023?

 

Com a previsão da taxa de juros 2023 em 12,25% ao ano, quem precisa pegar um empréstimo, financiamento ou pedir um cartão de crédito precisa ter atenção. 

 

Os bancos e instituições financeiras levam em consideração algumas variáveis para definir os juros que serão cobrados – e a taxa Selic é uma delas. Estando na casa dos 2 dígitos, o empréstimo acabará ficando mais caro.  

 

Por isso, a melhor dica para escolher o crédito é pesquisar quais bancos e instituições oferecem crédito para o seu perfil, fazer a simulação e, em seguida, comparar as taxas de juros e condições de pagamento.  

 

Quer uma dica de ouro? Conte com a Serasa Crédito para ajudar a encontrar as melhores opções – tudo de forma online, fácil e gratuita. 

Curta e compartilhe:

Comenta aí, esse conteúdo foi útil para você?


Confira também: